domingo, 10 de agosto de 2014

Levada: Lombada da Ponta do Sol

Boas,


Venho falar de um passeio que fiz hoje: a levada da Lombada da Ponta do Sol, com cerca de 8 km. Comecei pela Levada Nova e depois segui pela Levada do Moinho. Estacionei junto da igreja da Lombada da Ponta do Sol e do Solar dos Esmeraldos.



Segui a estrada até à indicação do início da Levada Nova. Estava um pouco receosa, pois sabia que este passeio tinha várias passagens com abismo sem proteção. Mas visto a levada ser larga, até que se faz bastante bem. Pelas fotos parece mais assustador do que realmente é.


Quase no final da levada aparece um túnel de cerca de 200 m: vê-se o fim do mesmo, e é largo embora um pouco baixo. Não gosto muito de túneis, mas quem atravessa este é bastante recompensado com a vista de uma cascata muito pitoresca. Mas é inevitável uma molha... 


Seguindo sempre em frente, aparece um sinal de proibido passar. Em baixo, à esquerda, existe uma pequena vereda bastante íngreme. Tem muita terra solta e é bastante escorregadia. Para mim foi a parte mais difícil, embora não exista abismo. Chegamos então à Levada do Moinho, paralela à Levada Nova, 80 m abaixo e seguimos de volta ao ponto inicial. Esta levada é bastante mais antiga e não está muito bem tratada. Existem algumas proteções, mas nalguns sítios a levada é muito estreita e sem proteção. Não é difícil, mas é preciso muito cuidado.


No final da levada passa-se por imensas hortas em socalcos, a vista é muito bonita! Assim que se chega à Igreja o passeio termina, mas com muitas boas recordações :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails